Chocolate pode ajudar a emagrecer

Chocolate pode ajudar a emagrecer

As pessoas que comem chocolate com alguma regularidade tendem a ser mais magras do que as que apenas comem ocasionalmente, com medo de engordar. É esta a conclusão de um estudo norte-americano que analisou a dieta, ingestão calórica e índice de massa corporal de uma amostra aproximada de mil pessoas.
Os resultados do estudo foram divulgados na publicação científica ‘Arquivos da Medicina Interna’ e vêm dar a ‘boa nova’ aos mais gulosos: um consumo regular de chocolate está relacionado com uma diminuição do Índice de Massa Corporal (IMC).

Mesmo que o chocolate contenha uma quantidade significativa de calorias, os cientistas acreditam que possui certos ingredientes mais favoráveis à perda de peso do que à sintetização de gordura.

O segredo está na frequência de consumo e não na quantidade de chocolate ingerido, alerta a BBC.

Esta ligação entre a elegância e o consumo de chocolate permanece mesmo quando são tidos em conta outros factores externos à alimentação, como a prática de exercício físico.

«Estes resultados vêm confirmar que, mais do que a quantidade, é a composição das calorias que tem um impacto determinante sobre o peso», afirmou Beatrice Golomb, investigadora principal da Universidade da Califórnia em San Diego.

Segundo Beatrice Golomb, o chocolate – principalmente o chocolate negro – contém compostos antioxidantes chamados de ‘catequinas’ que podem melhorar a massa muscular magra e reduzir o peso. O facto foi provado por estudos realizados em roedores.

Para descansar os menos crentes nos benefícios do chocolate, a equipa de investigação afirma que a probabilidade de os resultados do presente estudo serem fruto do acaso é apenas de 1%.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *