Dormir mal leva a doenças degenerativas

Dormir mal leva a doenças degenerativas

A atividade de centenas de genes é alterada quando se dorme menos que seis horas diárias, levando nomeadamente a doenças cardíacas, diabetes, obesidade e enfraquecimento das funções cerebrais, conclui um estudo da Universidade de Surrey, Inglaterra, cujos resultados foram divulgados na publicação científica “Proceedings of the National Academy of Sciences “.

Os investigadores recolheram amostras de sangue de 26 pessoas durante uma semana em que mantiveram longos períodos de descanso, até 10 horas diárias, e durante outra semana em que dormiram menos do que seis horas diárias.

As amostras evidenciaram que as consequências da falta de sono são tremendas, pois levam à desativação de genes que determinam a produção de proteínas e à reprodução de células. Alterações no metabolismo, infeções, enfraquecimento do sistema imunitário e stresse são outras das consequências.

Os investigadores não conseguiram ainda determinar o processo através do qual a falta de sono leva às alterações genéticas, mas os resultados mostram que a longo prazo conduz a doenças degenerativas

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *