Estudo: Dormir pouco engorda…

Estudo: Dormir pouco engorda…

Os autores deste estudo, realizado na Universidade do Colorado, EUA, juntaram 16 pessoas saudáveis, com uma média de idades de 24 anos, peso normal e sem distúrbios de sono.

Passaram duas semanas no hospital da Universidade do Colorado, nos ‘quartos de sono’, onde é possível controlar de forma monitorizada o sono dos doentes. Nos primeiros três dias, as horas de sono e as calorias ingeridas foram controladas. Depois dessa fase, foram divididos em dois grupos: um desses grupos passou os cinco dias seguintes a dormir apenas cinco horas, enquanto o outro se manteve com o sono normal. Depois desse período, trocaram de posições. Além disso, nessa fase, quem dormia menos, não tinha qualquer tipo de restrição alimentar.

Foi possível concluir que o grupo que dormiu apenas cinco horas por noite gastou em média mais 5% de energia. No entanto, ingeriu mais 6% de calorias do que o grupo que continuou a dormir as nove horas de sono.

De acordo com o coordenador do estudo, Kenneth Wright, estas conclusões explicam-se com o facto de que “quem tem o sono diminuído, acaba por se alimentar mais no período nocturno, quando o organismo não está preparado para receber comida”. Se este estilo de vida for continuado, há o risco de se poder engordar um quilo por semana.

Além de haver uma tendência para se engordar, há outros riscos associados a poucas horas de sono.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *